Estás a concorrer a uma vaga em Software Development? Descobre o que é que o teu CV deve ter

Jason Barr, Director - Software Engineering, Hays Ireland

Se estás interessado em candidatar-te a uma vaga em Software Development, há muitas maneiras de tornares o teu CV mais interessante para o recrutador e, durante o processo, dares uma ideia mais concreta do que poderás oferecer à empresa. Seguem-se então algumas dicas para te ajudar a construir a base do teu CV em Software Development.

Pesquisa aqui as nossas vagas em Software Development.

O que deves ter em conta no teu CV para te candidatares a um projeto em Software Development

A menos que seja especificamente solicitado, não é necessário anexares uma carta de apresentação. Se for esse o caso, terás de te certificar de que estás a dar ao recrutador uma boa noção dos teus antecedentes e capacidades noutros empregos:
  • Escreve um pequeno texto que resuma a tua carreira até à data e as tuas ambições, certificando-te de que és relevante para o papel a que te candidatas. Evita termos cliché (mais sobre isso aqui);
  • A tua experiência é importante, mas não tem de estar no topo da página;
  • Inclui a tua formação e, se possível, menciona quaisquer cursos/módulos específicos que tenhas feito e que possam ser aplicados ao desenvolvimento de software ou à função;
  • O recrutar não vai imprimir isto! Adiciona ligações a projetos pessoais ou cria um portefólio dos teus destaques;
  • Por último, destaca hobbies relevantes e prémios que tenhas recebido.
Histórico de emprego
  • Inclui todo o trabalho de projeto ou manutenção que tenhas feito, mas certifica-te de que te sentes à vontade para o discutir numa entrevista. Se estavas a trabalhar nisto como parte de uma equipa e desempenhaste um papel mais pequeno, não entres em grandes pormenores. Lembra-te, a empresa não quer contratar a tua equipa - querem-te a ti!
  • Se existirem lacunas no teu histórico de emprego, podes acrescentar uma nota no fim do CV.
Competências/experiência adicionais
  • Menciona outros tech stack com que trabalhaste, mas separa estas das tuas competências mais fortes. Tal como nos projetos, se não for possível falar aprofundadamente sobre o assunto, é melhor acrescentares uma nota para destacares a tua exposição.
O que fazer se tiveres menos experiência?
Se estiveres à procura do teu primeiro trabalho em Software Development, ou se tiveres pouca experiência, ainda há formas de promoveres o que vais oferecer à empresa.
  • Durante o teu histórico de emprego, destaca as tuas competências pessoais que serão úteis nesta função.
  • Dá mais atenção aos projetos pessoais a que estiveste ligado. Vale a pena o esforço de fazer com que o teu portefólio pareça bom.
  • Fornece mais detalhes sobre cursos que tenhas frequentado e o que aprendeste com eles.
O que evitar ao escreveres o teu CV para uma vaga em Software Development
  • Não tens de incluir funções não técnicas nem funções que desempenhaste a tempo parcial enquanto estudavas. Se tiveres pouca experiência em Software Development e quiseres acrescentá-la, forneça as datas em que estiveste na função e acrescenta uma nota a indicar: «Experiência não técnica mediante pedido»
  • Não coloques todas as tecnologias com que trabalhaste-
Como já deves ter percebido, o essencial é leres a job description e fazeres corresponder o teu CV ao que a organização está à procura. Sim, pode ser mais chato personalizares o teu CV para cada candidatura, mas vale a pena o esforço. As únicas duas coisas que os recrutadores têm de seguir quando decidem se devem realizar uma entrevista contigo são os requisitos do trabalho e o seu CV - se não estiverem de acordo, não serás chamado.

Achaste útil esta informação? Lê aqui outras dicas ou pesquisa aqui os nossos trabalhos em Software Development.
 
 
Jason Barr
Director - Software Engineering, Hays Ireland
Jason tem trabalhado no recrutamento de Engenharia de Software nos últimos 10 anos, colocando candidatos em todo o lado, desde nomes familiares a empresas start-up em ascensão. Jason lidera atualmente uma equipa de recrutadores e apresenta um webinar de liderança chamado «Inspiring Technology: Stories of Success», que reúne líderes tecnológicos na Irlanda para discutir as suas carreiras.
00

Related Assets