Estás a concorrer a uma vaga em Cibersegurança? Descobre o que é que o teu CV deve ter

Daniel Smith - Recruiting Manager, Cyber Security Center, Hays US

À medida que a transformação digital continua a acelerar, as organizações procuram pessoas que possam manter os seus dados e sistemas seguros. O Cyber nunca foi tão importante como no mundo atual, e é um requisito que não desaparecerá tão cedo.
 
Se estiveres interessado em candidatar-te a um novo emprego na área da Cibersegurança, aqui estão algumas dicas para melhorares o teu CV.
 
Pesquisa aqui as novas vagas na área de IT.
 
O que deves ter em conta no teu CV se estiveres a concorrer a uma vaga em Cibersegurança?

Muitas destas questões serão relevantes para qualquer candidato. Para Cibersegurança não é diferente, por isso, vale a pena relembrarmos que:
 
Layout
  • Os CVs de uma página são um mito! Certifica-te de que o teu inclui todos os detalhes dos teus trabalhos anteriores e atuais e das responsabilidades envolvidas, mesmo que o conteúdo se estenda para uma segunda página.
  • Se incluir um resumo profissional (ou pessoal), mantém-no breve. Dá uma visão geral dos seus conhecimentos em Cibersegurança.
Histórico
  • Escreve aqui sobre as suas competências-chave, deixando claro quais as funções anteriores que lhe exigiam a utilização das mesmas.
  • Em pontos claros e concisos, discuta quaisquer projectos passados e explique o que contribuiu pessoalmente - não toda a equipa ou departamento. Use verbos de acção tais como "alcançado", "construído", "entregue", "executado" ou "optimizado". Para mais orientações sobre como detalhar a sua experiência, consulte este blogue.
  • Se tiver experiência num papel de liderança, mencione a dimensão da equipa e as suas funções específicas como gestor. Mais uma vez, use palavras tais como "liderado" ou "elevado" para impacto.
Competências/experiência adicionais
  • Acrescentar um Resumo de Competências Técnicas. Inclua apenas ferramentas que tenha experiência prática de utilização e que se sinta confortável em responder a perguntas numa entrevista. Se é algo em que nunca trabalhou de facto, então não o mencione!
  • Inclua sempre detalhes completos da sua educação e quaisquer certificações activas no ciberespaço. Também pode acrescentar certificações para as quais está a trabalhar activamente, por exemplo "OSCP - Conclusão até (data)".
  • Liste os sítios de blogues para os quais contribui e os clubes em que faz parte, bem como as conferências em que participou ou falou.
O que fazer se tiver menos experiência
É claro que alguns dos pontos acima não serão aplicáveis se estiver numa posição júnior ou estiver à procura do seu primeiro emprego na Internet. Em vez disso, eis como pode demonstrar a sua aptidão para o leitor:
 
  • Inclua projectos cibernéticos pessoais/escolares em que tenha trabalhado.
  • Mencione quaisquer conferências em que tenha participado, ou ciber-escolas que tenha realizado (ISACA, etc.).
  • Enumere ferramentas com que tenha trabalhado que sejam semelhantes às que a parte contratante mencionou nas especificações do trabalho. É também uma boa ideia escrever sobre quaisquer papéis passados onde tenha aprendido a utilizar uma ferramenta sem qualquer conhecimento prévio, pois isto mostra que também tem a capacidade de se desenvolver nesta posição.
Pode encontrar mais conselhos sobre como escrever o seu primeiro CV técnico aqui.
 
O que evitar ao escrever o seu CV para um trabalho no ciberespaço

Embora tenhamos mencionado acima que um CV de uma página é um mito, isso não significa que se deva acrescentar coisas por causa disso. Aqui estão algumas coisas a ter em conta:
 
  • Como aqui discutido, omitir frases como "bom comunicador", "jogador de equipa", etc. Em vez disso, demonstre as suas capacidades de comunicação ao enumerar as suas responsabilidades e realizações anteriores, utilizando verbos de acção tais como "influenciado", "aconselhado" ou "negociado".
  • Não inclua certificações inactivas ou graus parcialmente concluídos, a menos que ainda esteja a trabalhar neles e tenha uma data de graduação prevista.
  • Ignore quaisquer hobbies ou interesses pessoais, a menos que sejam relevantes para o ciber ou para a tecnologia em geral.
Procure o seu próximo emprego aqui.
 
 
Daniel Smith
Recruiting Manager, Cyber Security Center, Hays US

O Daniel tem 15 anos de experiência em TI, tanto no Reino Unido como nos EUA, sete dos quais com a Hays. Actualmente gere uma equipa de 12 recrutadores, especificamente focada em colocar profissionais de Cyber Security na América do Norte.
00

Related Assets