Blogues

NOVOS DESAFIOS NO RECRUTAMENTO?

Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal


 
Atualmente, observamos um mercado de trabalho cada vez mais liderado pelo candidato, o que representa um desafio acrescido para as empresas que querem recrutar. Até porque, segundo dados recentes do Guia do Mercado Laboral da Hays, o número de empresas a querer recrutar continua a ser significativamente mais elevado do que o número de profissionais a querer mudar de emprego.
 
Os candidatos têm cada vez mais noção desta realidade e não estão dispostos a mudar se as condições não forem atrativas ou ao encontro das suas expectativas. No entanto, apesar da enorme dificuldade em recrutar talento, ainda é frequente os empregadores apresentarem propostas desalinhadas com a expectativa dos candidatos. É por isso que é tão importante ter o know-how e experiência sobre o setor e as necessidades dos profissionais.
 

 

Há uma série de ajustes que os empregadores têm que ter em consideração:

 

1. Uma questão de mindset

 
Numa primeira fase, é necessária uma mudança de mindset. Um empregador que inicia um processo de recrutamento deve ter em conta que, os melhores talentos do mercado têm sempre a expectativa de um significativo acréscimo salarial. Até porque para considerarem uma mudança precisam de se sentir compensados.
 
 

2. Apresentar uma proposta justa

 
Apresentar uma proposta abaixo das expetativas para nivelar por baixo a margem de negociação é uma má política. Um bom candidato que dedica o seu tempo e disponibilidade a participar num processo de recrutamento espera receber uma proposta justa e de acordo com as suas aptidões.
 
Para além disso, um candidato que recebe uma proposta desajustada pode eventualmente perder a confiança no potencial empregador e ficar com a perceção de que não é um candidato valorizado e que a empresa não faz questão de oferecer pacotes salariais adequados.
 
 

3. Um processo de recrutamento bem conduzido

 
Por fim, é fundamental que o processo seja bem conduzido desde início – a ajuda de um especialista em recrutamento é crucial, para perceber as verdadeiras motivações do candidato, informar a empresa sobre as tendências do setor e ajudar a gerir todo o processo de negociação entre empregador e candidato. 
 
 
Os consultores especializados da Hays recrutam para todos os setores de atividade. Sabem gerir tanto as expectativas dos candidatos, como garantir a boa condução de todo o processo de recrutamento. Isto é fundamental para garantir que o candidato certo é alocado à empresa e à função certa. Só assim é possível ter acesso aos melhores talentos, tanto em Portugal, como no estrangeiro.
 
 
Todos os anos elaboramos um guia com os dados e tendências do mercado laboral, incluindo os perfis mais recrutados, tabelas salariais atualizadas e a opinião de centenas de empregadores e profissionais a atuar em Portugal.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos