Blogues

AS FUNÇÕES QUE VÃO MOVIMENTAR O MERCADO DE TRABALHO EM 2023

Guia Hays 2023

Neste artigo, revelamos as funções que estão no topo das necessidade de recrutamento dos empregadores em 2023 – especial destaque para os profissionais de Tecnologias da Informação Engenheiros e Comerciais que lideram o top 3 dos mais procurados.

1. As perspetivas dos empregadores para 2023

Os dados da nova edição do Guia Hays 2023 trazem-nos boas notícias: mais de 80% dos empregadores quer contratar em este ano, apesar de alguns se revelarem mais pessimistas. Perante este cenário, a maioria tem uma perspetiva positiva em relação à evolução futuração do seu negócio – 58% indicam que os níveis de atividade da sua empresa deverão aumentar ao longo do ano 2023.


As perspetivas de recrutamento para 2023 parecem refletir esta surpreendente resiliência perante um panorama económico instável. 82% dos empregadores afirma que pretende contratar em 2023, valor este que está em linha com os verificados em anos de crescimento como 2018, 2019 e 2020.

2. Descobre os perfis mais procurados

 
De acordo com os resultados apurados no Guia Hays 2023, os perfis mais procurados pelos empregadores em 2023 serão os de Tecnologias da Informação (com 30% dos empregadores a recrutar), Engenheiros (28%), Comerciais (26%) e Administrativos/Suporte (17%). Enquanto os primeiros três registam uma ligeira quebra nas intenções de recrutamento comparativamente ao ano anterior, os perfis Administrativos e de Suporte sobem este ano para a 4ª posição da tabela, ultrapassando os perfis de Marketing e Comunicação (estes, com uma quebra de 3 pontos percentuais).

Também os perfis Financeiros, de Logística / Supply Chain e de Apoio ao Cliente estão ligeiramente acima do último ano. O facto de as empresas com centros de serviços partilhados em Portugal apresentarem intenções de recrutamento muito superiores às restantes (89% vs 79%), poderá ajudar a explicar este aumento no interesse por perfis Administrativos, Financeiros e de Apoio ao Cliente.

Entre as Engenharias mais procuradas, estarão a Engenharia mecânica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Civil e Engenharia Industrial e da qualidade. Destacamos ainda a Engenharia do Ambiente, que entrou este ano para o top 10 da tabela de preferências dos empregadores, quase duplicando os valores do ano anterior.
 

3. Micro-empresas, Startups e Grandes empresas nacionais lideram intenções de recrutamento

De acordo com os dados do Guia Hays 2023, registam-se também algumas variações relevantes entre os diferentes tipos de empresa a nível nacional. 91% dos empregadores em micro-empresas e startups afirmam querer contratar em 2023, seguidos das grandes empresas nacionais (90%), e PMEs (82%). As multinacionais, curiosamente, são as que demonstram menos interesse em recrutar, ficando-se pelos 79%.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos