Os mais procurados em 2020

Os mais procurados em 2020
Tendências de contratação

O mercado de Life Sciences tem atravessado um período bastante positivo nos últimos anos, refletindo-se no recrutamento de novos talentos.

No seguimento da aposta das empresas em produtos cada vez mais inovadores, tem-se verificado no sector farmacêutico uma aposta em perfis científicos, sendo notória a tendência para o recrutamento de perfis como Medical Science Liaison, Medical Manager e o de Delegado Hospitalar com formação científica. Esta procura por perfis científicos e especializados já era uma tendência na área do diagnóstico, e tem sido cada vez mais sentida na área de farma. 

O perfil de Medical Science Liaison continua a ser um dos mais recrutados, devido a novos lançamentos de produtos, e reorganização das estruturas empresariais. Atrevo-me a dizer que atualmente estamos num mercado liderado pelo Medical Science Liaison, com salários cada vez mais competitivos, e com profissionais cada vez menos recetivos para uma mudança. O desafio para recrutar estes profissionais é cada vez maior, sendo necessário por parte das empresas uma aposta em perfis alternativos de forma a conseguirem atrair o melhor talento, apostando em profissionais com fortes soft skills tais como a versatilidade e a agilidade mental.

O perfil do comercial, nomeadamente nas áreas de inovação, também tem sido um perfil bastante recrutado, havendo uma tendência para o recrutamento de perfis mais diferenciados do ponto de vista da formação académica, sendo clara a preferência pelas ciências da vida e ciências da saúde. Competências analíticas e visão estratégica são também cada vez mais valorizadas nestes profissionais.

Com o grande desafio de atração de talento prevê-se uma tendência para um aumento a nível salarial em todas as funções,  e uma forte aposta por parte das empresas em benefícios que vão ao encontro das motivações dos colaboradores, como a possibilidade de trabalhar a partir de casa algumas vezes durante o mês, dias de férias extra e flexibilidade de horário de trabalho.

O grande dinamismo que marcou a área de Life Sciences nos últimos anos não irá estagnar em 2020, havendo um interesse por parte das empresas em continuar a reforçar as suas estruturas.

Andreia Fernando
Team Leader - Hays Life Sciences

Mais notícias de tendências do setor - Life Sciences

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos os detalhes da sua necessidade de recrutamento. Entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

 

SearchCandidate

Pesquisar candidatos