Blogues

QUER SER UM BOM DEVELOPER?

As linguagens que precisa de saber podem surpreendê-lo.

James Milligan - Director UK & Ireland, Hays

Para se tornar num bom developer, poderá precisar de um conjunto de competências muito requisitadas pelo mercado. Precisa também de desenvolver as suas técnicas, de forma a que se mantenham sempre atualizadas. Perante um panorama tecnológico em constante mudança, pode ser importante para a sua carreira que conheça várias linguagens de programação.

 

Existe uma diversidade muito grande de linguagens. Por exemplo, é cada vez mais elevada a procura por .NET Developers em indústrias em exponencial crescimento e em tecnologias como AngularJS, Java e Python.

A popularidade da linguagem Java tem também vindo a aumentar, em parte devido ao aumento de utilizadores de Android no mercado. É uma linguagem de programação simples e de fácil leitura, pelo que a aprendizagem da mesma acontece rapidamente. O lançamento do Java 9 em Julho de 2017 veio reforçar a sua procura.

O Python tem vindo a tornar-se cada vez mais popular dentro da comunidade de Developers. Esta linguagem pode ser aprendida através de um Raspberry Pi, onde poderá criar algo completamente inovador, que faça o seu CV destacar-se dos demais.

A framework de JavaScript AngularJS melhorou muito entre as suas várias versões, o que fez com que a sua popularidade aumentasse. O Thinkster é uma boa ferramenta online na qual poderá fazer cursos de Angular JS.

A par do crescimento destas três tecnologias, temos também vindo a assistir a um crescimento da utilização de ferramentas para a aprendizagem como o ReactJS, Docker ou o Google Go.

O Google Go tem vindo a ter um aumento de popularidade. Em 2016, foi considerada a linguagem de programação do ano e, neste momento, é a base de alguns dos mais projetos de Cloud em todo o mundo. Há uma grande diversidade de recursos para experimentar o Go e os que lhe apresentamos aqui são um bom sítio para começar.

A estabilidade está também nas ofertas de emprego que incluem o termo iOS – portanto, pode também considerar a família iOS, caso esteja mais interessado em iPhones do que em Androids.

Linguagens como Objective-C, C, ou  Swift da Apple valem a pena ser estudadas – sendo que a última entrou pela primeira vez no top 10 de linguagens de programação mais populares no início deste ano. 

 

Conheça outras técnicas

Não poderia neste texto falar apenas das mais recentes tecnologias. Neste momento, estamos a assistir a Developers que utilizam o JavaScript como principal linguagem de programação. Na verdade, há mais pessoas a utilizar JavaScript acima de qualquer outra linguagem.

Adicionamente, o SQL é hoje apontado como a linguagem mais procurada de 2017, com um crescimento exponencial das ofertas de emprego que incluem este termo. Enquanto alguns podem argumentar que o SQL não é uma linguagem completa, esta é utilizada para manipular e comunicar com bases de dados. Enquanto a IoT e a Big Data se tornam cada vez mais importantes, é provável que as competências SQL se tornem mais populares. 

 

Não nos esqueçamos dos DevOps

Programar uma App é uma competência bastante valiosa – quando esta é implantada na altura certa. Por isso, em conjunto com todas as funções e competências anteriores, reparo numa crescente procura por competências de DevOps necessárias para o desenvolvimento e implantação de processos mais eficientes.

As empresas estão aptas a acolher estes profissionais que consegue acrescentar novos pontos de vista aos negócios. Neste momento, “apenas programar” já não é bem aceite neste mercado – pede-se um conhecimento das plataformas e um aprimoramento das soft skills.

Há diversas ofertas para developers, mas nunca saberá quem está a concorrer consigo – e não pode fazer mal preparar-se. Adquirir e fortalecer as suas competências deve ser uma prioridade.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos