Calculadora Salarial

Está a ganhar o que merece?

 

Compare o seu salário com o de mihares de profissionais qualificados em Portugal

Blogues

NETWORKING DE QUALIDADE NO LINKEDIN

Uma rede de contactos pode fazer a diferença para a sua carreira profissional e, com o aparecimento do Linkedin, a maior rede profissional do mundo, o aperto de mão deixou de ser o único modo de estabelecer relações profissionais e de negócios de longa duração.

Muitos empregadores recrutam única e exclusivamente através desta rede social, que funciona como uma segunda base de dados para as empresas de recrutamento. Motivo pelo qual será necessário termos uma atenção redobrada sobre esta.

É importante ter informações relevantes actualizadas sobre a sua formação e o seu percurso profissional. É também essencial ter os seus contactos disponíveis e fazer um resumo sobre as suas espectativas. Relativamente à rede de contactos, tal como o nome indica (networking), trata-se de uma rede que deverá ser trabalhada, tendo em vista a sua qualidade e não só a quantidade. 


1. Faça as suas conexões em tempo útil

O networking deve ser constante e deve estar presente em todas as esferas da nossa vida (pessoal, profissional, etc). Se foi a uma conferência, evento, seminário ou até mesmo a uma festa e, tem necessidade ou interesse de se conectar, deve fazê-lo em tempo útil, para não cair no esquecimento. Essa pontualidade permite-lhe construir um relacionamento e estabelecer ou continuar uma discussão importante para ambas as partes.

2. Seja selectivo

Deverá manter contactos com pessoas a diferentes níveis, contudo, terá de avaliar quais as conexões que serão realmente relevantes para si. Ser selectivo não significa que a sua rede de contactos será menor, mas sim que será mais forte. Terá de se sentir confortável em introduzir e recomendar essa pessoa e, vice-versa.

3. Personalize os seus pedidos de conexão

Quando fizer um pedido de conexão deverá eliminar as mensagens predefinidas e personalizar os seus pedidos de conexão. Contextualize a sua interacção e seja transparente quanto ao seu interesse.

4. Crie uma rede de qualidade

Reflita sobre as pessoas mais “influentes” na sua área e, verifique se conhece alguém que possa fazer uma apresentação a essa pessoa.

Caso contrário, terá a oportunidade de usar o InMail, uma ferramenta do Linkedin, que serve para enviar mensagens a qualquer pessoa, sem apresentação ou informação de contacto, enviando o seu perfil em anexo. Neste caso, deverá enquadrar, fazendo uma introdução e falar do negócio e pontos em comum, antes de ir directo ao assunto.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos