Blogues

Entrevista por telefone

Saiba o que fazer para ser bem sucedido

As entrevistas por telefone são atualmente parte integrante de muitos processos de recrutamento, mas são frequentemente negligenciadas ou podem ser vistas como menos formais, simplesmente porque não são realizadas cara-a-cara. Mas, na verdade, o seu desempenho numa entrevista por telefone irá provavelmente ditar se será ou não escolhido para seguir para uma próxima fase do processo ou, em alguns casos, se irá receber uma oferta de emprego.

Estas são as principais dicas para que os profissionais consigam fazer a entrevista por telefone de uma forma mais bem-sucedida:

 

ANTES DA ENTREVISTA
 

Prepare-se como se fosse para uma entrevista cara-a-cara.

  1. Confirme com o recrutador quanto tempo a entrevista irá ter para não agendar nada perto dessa hora e, assim, não se sentirá pressionado em terminar a entrevista.
  2. Pesquise previamente o potencial empregador.
  3. Leia atentamente a especificação do cargo e identifique o que pode trazer para a função em termos de competências e experiência.
  4. Pratique ao responder a perguntas comuns de entrevista.
  5. Prepare perguntas para fazer ao recrutador no final.

 

Aperfeiçoe as suas aptidões de comunicação verbal

O ajuste das suas aptidões de comunicação verbal é fundamental antes de uma entrevista por telefone. O recrutador não consegue ler a sua linguagem corporal e ver as suas expressões, por isso irá concentrar-se na sua voz. Quaisquer maus hábitos serão mais evidentes.

Pratique por exemplo com um amigo e grave o seu discurso no telefone. Isso ajudará a detectar comportamentos como falar muito rápido, interromper, murmurar, cobrir a boca ou usar palavras de “preenchimento” menos formais.


NO DIA DA ENTREVISTA

 

Entrar numa atitude positiva

Faça alguns exercícios respiratórios antes da entrevista para acalmar os nervos, e lembre-se de todas as suas conquistas até ao momento.


Organização

Verifique se tem rede telefónica, bateria completa, o nome e número do recrutador guardado no telefone. Certifique-se de que está claro sobre quem está a ligar para quem e a que horas. Esteja pronto para a chamada 15 minutos antes, assegurando que se encontra num espaço tranquilo e que pode falar.
 

DURANTE A ENTREVISTA

 

Atender o telefone de uma maneira profissional

Atenda o telefone de forma profissional. Mantenha este tom profissional durante toda a chamada.
 

Ter toda a informação necessária

Guarde o seu CV, os pontos principais das suas competências e conquistas, e qualquer informação sobre a empresa à sua frente, no caso de não se lembrar.
 

Ajustar a linguagem corporal

Mesmo que o recrutador não o consiga ver, a correção da sua linguagem corporal durante a entrevista por telefone pode fazer toda a diferença na forma como fala. Sentar-se direito ou de pé ao responder a perguntas melhorará a forma como projeta a voz.
 

Concluir como se fosse uma entrevista cara-a-cara.

Lembre-se de agradecer ao recrutador pelo tempo disponível e diga que gostou de aprender sobre esta oportunidade. Repita o seu interesse pela função e aproveite para esclarecer os próximos passos.
 

APÓS A ENTREVISTA
 

Após a entrevista, se estiver realmente interessado em levar esta oportunidade mais longe, continue em contacto com o recrutador e envie um email ou mensagem de agradecimento pela entrevista e disponibilidade.

Lembre-se de manter o telefone por perto nos próximos dias. A chave é aperfeiçoar a forma de telefonar, especificamente as capacidades de comunicação verbal, e esforce-se tanto na preparação como se prepararia para uma entrevista presencial.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos