Blogues

ENTREVISTA DE EMPREGO: TRÊS TIPOS DE PERGUNTAS E O QUE RESPONDER

Nick Deligiannis, Managing Director at Hays Australia & New Zealand

Se se estiver a preparar para uma entrevista de emprego, é importante planear todas as eventualidades - incluindo todos os diferentes tipos de perguntas que lhe possam fazer.

Assim, para o ajudar na preparação da sua entrevista, neste blog vamos delinear três tipos diferentes de perguntas de entrevista, por que razão são feitas e como responder.

Questões situacionais, comportamentais e baseadas em competências - como as podemos distinguir?
 
Para começar, esta tabela explica os três tipos de perguntas de entrevista que provavelmente encontrará - e explica por que motivo são feitas. Isto é crucial poder articular as suas respostas e perceber o que o entrevistador quer, de facto, saber sobre si, incluindo como responde sob pressão.
 
 
É importante ter em mente que nem todas as perguntas se enquadram nestas três categorias. Há, por vezes, algumas sobreposições na forma como as perguntas são feitas, e por isso na forma como deve responder - mas os exemplos abaixo ajudá-lo-ão a entrar na sua próxima entrevista de emprego com mais confiança.
 
 

1. Questões Situacionais numa entrevista de emprego

Como referi acima, as questões situacionais das entrevistas baseiam-se em cenários específicos que o empregador pode vir a esperar de si na nova função. Podem procuram dissuadi-lo de simplesmente dizer frases pré-concebidas, generalizadas e demasiado “ensaiadas” sobre as suas capacidades e experiência, para se concentrar numa dada situação hipotética e na forma como lidaria com ela.

As questões situacionais podem ser difíceis de responder, uma vez que lhe é exigido que pense no local - o que em si mesmo é uma competência na qual o entrevistador o está a testar. Responder bem a estas perguntas pode mostrar que está disposto a assumir a liderança ou pedir ajuda, manter a calma sob pressão e fazer escolhas positivas que o ajudem a ultrapassar qualquer situação com que se depare no trabalho.

Antes de responder a uma questão situacional, pare um momento para compreender o que lhe está a ser perguntado. Por exemplo, o entrevistador está à procura de perceber melhor sobre as suas capacidades de gestão do tempo? Será que querem saber como gere um conflito?

Exemplo de pergunta de entrevista situacional nº 1: "Sabe que um colega cometeu um erro no trabalho, mas tanto quanto sabe, só você é que o detetou. O que é que você faz"?
 
  • Como responder: Uma coisa que a sua resposta definitivamente não deve incluir - e isto aplica-se a qualquer pergunta situacional - é qualquer indicação de que "passaria o dinheiro" a outra pessoa para tentar absolver-se da responsabilidade. Em vez disso, espera-se que mostre que consegue assumir o controlo da situação, e encontrar uma solução calma e produtiva.
  • Exemplo de resposta: Se tiver uma experiência real desta situação, aproveite-a. Caso contrário, poderia agir da seguinte forma: "Eu avaliaria primeiro a situação, certificando-me de que as minhas conclusões estão certas. Depois, seguiria algum protocolo interno para lidar com a situação, tal como contactar diretamente o meu chefe, antes de a levar mais longe. Caso contrário, abordaria calmamente o assunto com o indivíduo e dir-lhes-ia o que penso ter acontecido, qual poderia ser o impacto do erro, como poderia ser resolvido, e o que poderia fazer para ajudar. Se o indivíduo tivesse a certeza de que não tinha sido cometido qualquer erro, procuraria apoio de um supervisor e manifestar-lhes-ia a minha preocupação".
Pergunta situacional típica da entrevista #2: "Descreva um erro que cometeu no seu trabalho".
 
  • Como responder: Somos todos humanos, e enquanto candidato, o entrevistador esperará que seja capaz de admitir que cometeu erros em certos momentos no passado. Esta não é uma pergunta destinada a "apanhá-lo de surpresa" - na verdade, a recusa em admitir quaisquer erros passados pode deixar ao entrevistador a impressão de que não está disposto ou não é capaz de aprender com situações difíceis. No entanto, desejarão ver provas da sua capacidade de refletir e aprender com os erros para o futuro. Tal como mencionado, tente pensar na razão pela qual o entrevistador faz a pergunta e que informações procuram na sua resposta.
  • Exemplo de resposta: "Durante o meu tempo como X em Y, falhei um prazo importante devido a uma falha de comunicação interna. Assim que se tornou claro que o prazo não seria cumprido, contactei todos os intervenientes na tarefa para deixar claro que estávamos a trabalhar arduamente para resolver a situação e quando podiam esperar que o projeto estivesse concluído. Colocámos as horas adicionais necessárias para concluir a tarefa rapidamente. Depois criei um documento partilhado para todos os projetos futuros, que deixou claros os prazos e mostrou o estado de cada tarefa em qualquer altura. Desde então, nunca falhei um prazo".

2. Perguntas de entrevistas baseadas em competências

 
As perguntas baseadas em competências são utilizadas pelos entrevistadores para avaliar atributos, conhecimentos e comportamentos específicos. Por exemplo, um recrutador que quer saber mais sobre possíveis comportamentos que o levariam a ser bem sucedido num trabalho pode perguntar sobre as diferentes formas como utilizou a sua capacidade analítica para resolver um problema. Em alternativa, se é a sua tomada de decisão que eles procuram avaliar, podem pedir-lhe que forneça informações sobre como construiu uma forte relação profissional com os colegas para tomar decisões informadas.

Embora estas questões possam frequentemente parecer situacionais, as questões baseadas na competência têm muito menos probabilidades de serem hipotéticas, permitindo-lhe recorrer diretamente a exemplos da vida real e concentrar-se em competências específicas do que uma abordagem geral das situações.

Mais uma vez, tal como acontece com as perguntas situacionais de entrevistas de emprego, antes de responder, deve tirar um momento para pensar sobre o que o entrevistador está realmente a perguntar.
 
Pergunta típica de entrevista baseada na competência #1: "Fale-me de uma altura em que lhe foi pedido que usasse a sua criatividade para resolver um problema".
 
  • Como responder: As pessoas criativas são frequentemente capazes de pensar de pé e encontrar novas soluções para problemas que outros membros da sua equipa não teriam sequer pensado. Por conseguinte, aqui o entrevistador procurará perceber como aborda os problemas. A técnica STAR será útil para o ajudar a estruturar a sua resposta aqui e a contar uma história.
 
  • Exemplo de uma boa resposta: "Trabalhei numa empresa de RH onde um cliente estava a tentar analisar as causas do seu elevado nível de rotatividade. O meu manager pediu-me que analisasse alguns dados para tentar identificar tendências ou padrões que indicassem possíveis causas. Acabei por elaborar um questionário anónimo interno. Descobrimos que as pessoas estavam preocupadas com a falta de oferta formação e desenvolvimento. Muitos dos inquiridos também sentiram que era difícil falar com a direção. O cliente utilizou estas descobertas para fazer alterações que ajudaram a reduzir a rotatividade em um terço nos seis meses seguintes".
Pergunta típica de entrevista baseada na competência #2: "Fale-me de uma altura em que apoiou um colega que estava a passar por dificuldades".
 
  • Como responder: Utilizando novamente a técnica STAR, a sua resposta deve demonstrar claramente o seu trabalho de equipa e empatia, e como os aplicou para ajudar o seu colega - mas também como isto melhorou o desempenho da empresa, beneficiando assim os seus resultados.
 
  • Exemplo de resposta: "Um colega que só recentemente se tinha juntado à equipa estava a ter algumas dificuldades na utilização do software de elaboração de relatórios. Ofereci-lhe alguma formação e apoio contínuos, e desde então, ele tem utilizado o software de forma proficiente e ajudado a nossa equipa a apresentar resultados brilhantes que aumentaram os lucros da empresa em um quarto nos últimos seis meses".
Lembre-se de que as competências são os conhecimentos e comportamentos necessários para a função específica, por isso, durante a preparação da sua entrevista, verifique duas vezes a descrição da função para o que procuram e pense em exemplos claros de quando demonstrou estas competências. Ter exemplos a dar permitir-lhe-á responder a estas perguntas com grande facilidade e permitir-lhe-á mostrar realmente as suas competências.


3. Questões comportamentais numa entrevista de emprego


São-lhe colocadas questões de comportamento para obter informações sobre a forma como lidaria com alguns desafios do quotidiano, com base no seu comportamento anterior face a uma circunstância semelhante. Enquanto as perguntas situacionais decifram como abordaria certos cenários e as perguntas baseadas na competência provam que possui as competências necessárias para o papel, as perguntas comportamentais verificam se possui os traços de carácter que o entrevistador procura.

Tais perguntas tendem a basear-se no princípio de que o comportamento passado de um candidato é o melhor indicador do seu comportamento futuro, e podem tocar em aspetos como a sua capacidade de trabalhar em equipa, as capacidades de enfrentar o cliente, adaptabilidade, capacidade de gestão do tempo e muito mais.
 
Pergunta típica de comportamento na entrevista #1: "Dê-me um exemplo de algo que tentou no seu trabalho que não funcionou. Como aprendeu com isso"?
 
  • Como responder: falámos sobre a importância da criatividade e da iniciativa, mas uma parte vital de ser criativo é perceber que nem todas as suas ideias irão necessariamente funcionar. Quando o entrevistador fizer esta pergunta, desejará, por isso, ver provas da sua vontade de aprender com o que funcionou e o que não funcionou, aprendendo com as suas experiências.
  • Exemplo de resposta: "estando a trabalhar no serviço ao cliente num clube de saúde comunitário, tivemos a ideia de oferecer uma adesão única com a duração de um mês. No entanto, não havia pessoas suficientes que aceitassem estas filiações e depois comprassem uma filiação a longo prazo para que fosse rentável para o negócio. Assim, passámos a fazer o nosso contrato mais curto de seis meses, e descobrimos que isto resultava melhor e trazia uma maior rentabilidade".
Pergunta de comportamento típica da entrevista #2: "Fale-me de uma altura em que sabia que tinha razão, mas que mesmo assim tinha de seguir instruções ou diretrizes".
 
  • Como responder: A melhor resposta a esta pergunta é uma que mostre que é um jogador de equipa responsável que - mesmo que não concorde com uma decisão - faz o que precisa de ser feito, mantendo-se motivado e ajudando a manter os colegas também motivados.
  • Exemplo de uma boa resposta: "O prazo para assinar um whitepaper estava a terminar, por isso trabalhei com os meus colegas para finalizarmos e quantificarmos a pesquisa de mercado que tínhamos combinado. No entanto, tive preocupações quanto à relevância do intervalo de datas utilizado na nossa investigação, e assim levei a questão a uma reunião de equipa. Conseguimos fazer algumas alterações ao status quo para a evitar que a mesma situação voltasse a surgir, e decidimos realizar uma investigação semelhante no futuro durante um período de tempo mais longo, para assegurar resultados mais eficazes".
Ao familiarizar-se com estes tipos de perguntas de entrevista, será capaz de se posicionar melhor como candidato no qual se pode confiar para produzir um impacto imediato e tomar as decisões certas. Será capaz de mostrar o seu valor na fase de entrevista a um ponto que não seria possível apenas através das respostas de entrevista 'modelos' típicas.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos