Blogues

O QUE NÃO FAZER NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Os seis erros mais graves

Publicado por Hays Portugal

Com base no Guia do Mercado Laboral da Hays, onde são analisadas tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal, podemos destacar seis atitudes e comportamentos que, segundo a opinião dos empregadores, podem arruinar uma entrevista de emprego.

1. Antipatia e arrogância

O modo como se apresenta na entrevista, comunica com o entrevistador e estabelece empatia será fundamental para se conseguir destacar. Não deve esquecer que está a falar com futuros colegas e que a sua simpatia e personalidade estão a ser fortemente analisados.

Converse com o entrevistador e tente encontrar um elo comum, ao invés de responder a um guião de perguntas. Tenha ainda atenção ao tom de voz e postura, pois os nervos podem levá-lo a parecer altivo.

2. Comentários depreciativos sobre as anteriores chefias

Mesmo que tenha todas as razões para falar mal da sua antiga chefia, não o deve fazer, pois ficará certamente mal visto.

Pode falar dos motivos pelos quais tem essa opinião, sem ter de fazer comentários depreciativos. Para além de demonstrar falta de profissionalismo, o ditado “Nas costas dos outros, vejo as minhas” descreve na perfeição aquilo que o entrevistador irá pensar, caso o faça.

3. Falta de transparência

Mentir acerca das suas capacidades ou feitos será considerada uma enorme falha pelo recrutador.

Faça uma lista das capacidades, dos desafios superados e dos sucessos obtidos ao longo da sua carreira. Seja realista e honesto consigo próprio, para que deixe transparecer que se sente confiante e seguro das suas capacidades e competências. Dê informações relevantes e que o valorizem, mas não as invente. Confie em si, no seu valor e reflita na razão pela qual considera que será uma mais-valia para o empregador.

4. Falta de motivação para o projecto

Tenha atenção à postura, gestos, tom de voz e palavras que utiliza, pois estes três factores transparecem as suas emoções e estado de espírito. Não deve parecer aborrecido ou pouco entusiasmado com o desafio que lhe estão a apresentar.

Demonstre que está realmente interessado na oportunidade de emprego, e porquê. Seja simpático, entusiástico, faça perguntas sobre o projecto.

5. Ausência de objectivos pessoais e profissionais

Se demonstrar que não tem objectivos pessoais e profissionais, não vai causar boa impressão ao empregador.

Quando se candidata a uma determinada vaga, é porque procura um novo desafio e porque, de alguma forma, a oportunidade vai ao encontro do que pretende para a sua carreira.

Deverá dar a conhecer as metas que tem para si, para conseguir promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mostrando que é um candidato focado, motivado e dedicado no cumprimento dos seus objectivos e, consequentemente, nos objetivos da organização. Irá apresentar-se, assim, como um profissional seguro e confiante, que pode garantir o cumprimentos das funções que lhe serão atribuídas.

6. Incapacidade de explicar funções e experiência

Se não souber descrever as suas antigas funções e responsabilidades, bem como justificar as capacidades que adquiriu, o empregador não poderá ter a certeza se será o candidato ideal .

Leia o seu Curriculum antes da entrevista, apresente de forma resumida e objectiva o seu percurso, decore datas e feitos de sucesso para cada experiência, utilize exemplos para demonstrar as competências e aptidões que diz e apresenta ter.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos