Blogues

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E FAZER COM QUE A IA TRABALHE PARA SI 

Travis O'Rourke President, Hays, Canada

Uma investigação conduzida pela empresa detentora do ChatGPT, a Open AI, concluiu que 80% dos trabalhadores nos EUA poderiam ver pelo menos 10% do seu trabalho automatizado num futuro próximo. Do mesmo modo, um relatório publicado pela Goldman Sachs no final de Março de 2023 previa que 300 milhões de empregos em todo o mundo seriam afetados pela IA. O relatório também observou que, embora algumas perdas de emprego fossem inevitáveis, a adoção da IA poderia aumentar a produtividade das equipas.

Devido à sua natureza, esta vaga de automatização terá um impacto maior do que nunca nos trabalhadores qualificados. Então, como pode preparar a sua carreira para o futuro e garantir relevância no seu trabalho?
 
A adoção da IA pode ser utilizada em benefício próprio, permitindo-o ser mais produtivo no desempenho da sua função. Neste blogue, vou explicar como pode tirar o máximo partido de ferramentas como o ChatGPT e delinear as competências a desenvolver.
 

Cinco dicas para aumentar a produtividade com a IA 

 

1) Pense para que é que precisa dela

Que tarefas da sua função podem ser automatizadas? Antes do lançamento da GPT-4, grande parte da atenção sobre a capacidade da IA no local de trabalho centrava-se na redação de textos. No entanto, o potencial destas ferramentas está a expandir-se rapidamente. Por exemplo, podem ajudá-lo a planear apresentações ou a criar e preencher folhas de cálculo rapidamente com fórmulas originais.
 
E como ferramenta de pesquisa? A principal função dos chatbots é gerar a informação de que necessita e num formato que lhe convém. É possível que haja erros no que é fornecido, mas isso está a melhorar rapidamente. O desenvolvimento do Google Bard e do produto próprio do Microsoft Bing significa que o fosso entre os chatbots de IA e os motores de pesquisa tradicionais em termos de fiabilidade está a diminuir.
 

2) Adicionar os plug-ins correctos


Um dos grandes avanços que veio com o lançamento do GPT-4 foi o lançamento de plug-ins que abrem uma série de novas oportunidades. É possível resumir conversas e esboçar respostas no Slack, analisar dados em tempo real no FiscalNote ou gerar resumos de reuniões no Zoom. Entretanto, o plug-in Zapier permite-lhe integrar a ferramenta no Microsoft Office, Google Suite, Hubspot e Facebook Ads, entre outros.
 
É claro que é importante pensar na legalidade e na segurança em torno disto, especialmente se estiver a aceder ou a partilhar dados sensíveis da sua organização. No entanto, todos eles têm o potencial de poupar tempo e fornecer ativos e informações úteis.
 

3) Acertar nas instruções


A vantagem de um modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) é que fazer um pedido é intuitivo e recebemos uma resposta que é fácil de compreender. Não são necessárias competências ou conhecimentos técnicos especializados para começar.
 
No entanto, para tirar realmente partido das vantagens do ChatGPT e de outra IA , terá de aperfeiçoar os seus pedidos. Já há empresas a contratar engenheiros de mensagens para extrair o conteúdo mais útil destas ferramentas.
 
No entanto, só porque estamos a ver exemplos de que isto é uma responsabilidade em si, não significa que não se possa envolver na sua função atual. Há muitos conselhos sobre como fazer os prompts corretamente, pelo que recomendo que dê uma vista de olhos. Alguns exemplos de coisas que pode fazer:
 
  • Ser claro no que pretende - os melhores projetos são aqueles que definem claramente o que o resultado deve incluir, o formato que deve ter e como será utilizado.
  • Definir um público-alvo específico - isto permitirá adaptar a resposta para que seja dirigida às pessoas certas.
  • Tentar várias opções- aprimorar a redação do seu pedido permitirá obter resultados mais adequados.
  • Dividir os pedidos em vários - desta forma, será mais fácil reescrever ou alterar quaisquer secções.
  • Utilize a engenharia inversa - Está a trabalhar numa apresentação ou argumento de venda? Porque não pedir ao ChatGPT para prever as perguntas do público? Pode até pedir-lhe para sugerir as respostas. Em alternativa, crie uma agenda para uma reunião, pensando nas necessidades dos participantes.

4) Optimizar o resultado


Quando utilizar um LLM para apuramento de factos, verifique novamente os resultados que este fornece. Pode até fazê-lo concentrando-se numa informação sobre a qual não tem a certeza e perguntando ao chatbot sobre isso especificamente. Mais uma vez, a divisão das perguntas pode ajudar a obter uma imagem mais clara.
 
No que diz respeito à redação ou codificação, mesmo depois de várias solicitações e instruções concisas, é improvável que a IA generativa lhe dê um conteúdo que esteja pronto a ser utilizado. Reescreva tudo o que não se adequar ao seu tom de voz ou verifique se existem erros nos dados fornecidos.
 
Para ser mais produtivo no futuro, pense em como pode melhorar os seus pedidos, de modo a que o resultado esteja mais próximo do que precisa.
 

5) Mantenha-se atualizado sobre as tendências


As dicas acima dar-lhe-ão uma vantagem inicial para fazer com que a IA trabalhe para si. No entanto, estas ferramentas estão a evoluir constantemente e, em breve, poderão assumir uma responsabilidade ainda maior. A verdade é que, se não acompanhar as suas capacidades, não será tão produtivo quanto possível, e isso pode colocar a sua posição em risco. O ChatGPT e modelos semelhantes vieram para ficar, pelo que é necessário saber utilizá-los corretamente.
 

Que competências o ajudarão a utilizar o ChatGPT e outra IA generativa?


Como referi anteriormente, não é necessário ter competências técnicas para utilizar um LLM ou muitos outros modelos de IA . Dito isto, aqueles que desenvolverem as suas competências "soft" serão os mais produtivos. Por exemplo:
 
  • A criatividade: Dadas as capacidades da IA , estamos a chegar a um ponto em que o único limite para o que ela pode fazer é a imaginação do utilizador. Pensar criativamente sobre a forma de abordar uma tarefa ou um desafio traduzir-se-á em melhores sugestões, o que significa resultados mais úteis.
  • Comunicação: O que torna um LLM único é a forma como comunicamos com ele. Quer seja para efectuar pesquisas ou para criar textos, a utilização de chatbots no seu trabalho requer fortes capacidades de comunicação.
  • Pensamento crítico: Isto vai ser útil nas alturas em que os chatbots se enganam. Como disse anteriormente, haverá erros nas suas pesquisas, por isso cabe-nos a nós, humanos, decidir o que é credível e o que requer um pouco mais de investigação.
  • Linguagem: Compreender as nuances na forma como formula os seus pedidos permitir-lhe-á melhorar a sua redação. Quando conseguir perceber isto, será mais fácil e rápido obter os resultados de que necessita.
  • Mindset de aprendizagem: Para evitar cometer os mesmos erros, terá de se lembrar do que funcionou (e, igualmente importante, do que não funcionou) ao utilizar ferramentas de IA, para que possa poupar tempo no futuro.
 
 

Aumentar a produtividade com a IA: o que se deve lembrar

 
A IA já está a transformar a forma como trabalhamos, por isso, é provável que venha a ter impacto no seu setor ou função.
 
Mesmo que não seja necessariamente substituído pela IA, poderá ser substituído por alguém com competências superiores em IA. Se se familiarizar agora com as ferramentas de IA, poderá ajudar a preparar a sua carreira para o futuro, tornando-o mais produtivo. Se ainda não o fez, experimente utilizar o ChatGPT e outros modelos e veja como o podem ajudar na sua função, seguindo estas dicas.
 
 
 

Travis O'Rourke

Travis O'Rourke está na Hays há 9 anos, depois de ter desempenhado várias funções de liderança noutros setores da indústria canadiana no setor do recrutamento. Travis criou e estabeleceu o negócio de outsourced talent solutions da Hays e desempenhou um papel fundamental na criação das divisões de trabalho temporário e de contratos da Hays em todo o Canadá. Inicialmente, ingressou à Hays com uma profunda experiência em Tecnologia, mas possui um vasto conhecimento multifuncional para fornecer aos clientes soluções de talento nos setores dos Serviços Financeiros, Energia, Minas, Indústria, Retalho e Setor Público.
 
Travis é também presidente da ACSESS (Association of Canadian Search, Employment, & Staffing Services) em Toronto e faz parte do conselho de administração da National Association of Canadian Consulting Businesses (NACCB). Tem participado em segmentos da CBC On the Money, BNN The Open, CTV National e outras agências noticiosas. Tal como a Hays, Travis também é apaixonado pela responsabilidade social das empresas e é um ávido apoiante do Sick Kids Hospital em Toronto.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos