12 dicas para trabalhar a partir de casa

12 dicas para trabalhar a partir de casa

 

Trabalhar a partir de casa tornou-se perfeitamente normal para muitos profissionais, mas trouxe alguns desafios. Damos-lhe 12 dicas para trabalhar em casa de maneira eficaz, produtiva e bem-sucedida.

1. Defina um espaço de trabalho

“O que é que eu preciso de ter em cassa para trabalhar remotamente?” costuma ser a primeira pergunta de quem vai iniciar esta possibilidade. Em primeiro lugar, deve procurar um espaço específico em sua casa que possa usar apenas como zona de trabalho. Se não tiver um escritório, tente criar uma zona num canto da casa onde exista pouco movimento e onde consiga separar de forma clara a sua vida pessoal da profissional.

2. Tenha o equipamento certo

Em seguida, deve garantir que tem os equipamentos adequados. Trabalhar num computador portátil durante um longo período de tempo pode prejudicar seriamente a sua postura e saúde. Se tiver oportunidade, o ideal é ter uma docking station para portátil, um monitor maior e um teclado e rato separados. Pode também apostar num suporte para portátil que eleve o ecrã a uma altura mais confortável. Se o portátil não tiver uma camara incorporada, irá precisar também de uma webcam para realizar as suas videochamadas.

3. Estabeleça uma rotina matinal

Uma rotina matinal regular, semelhante à que tinha no seu escritório, pode ajudar a manter o mindset certo para trabalhar em casa. Por exemplo, se costuma ir a pé para o trabalho, é útil dar uma caminhada rápida de manhã antes de começar a trabalhar – se as condições e regras de circulação durante a pandemia o permitirem, claro. Se costuma tomar um café no caminho para o escritório, reserve cinco minutos para beber um café antes de ligar o portátil. Essas pequenas ações rotineiras irão ajudar a fazer a transição para o seu dia de trabalho.

4. Defina expectativas com a sua chefia ou equipa

Ao trabalhar em casa, é importante entender exatamente que tarefas a empresa espera que realize e em que período de tempo. Não se esqueça que a distância física impossibilita muitos daqueles momentos em que estas questões eram colocadas entre colegas de forma informal, no escritório. Portanto, é uma boa ideia agendar uma chamada diária ou semanal - dependendo da natureza do seu trabalho - com a sua chefia ou equipa, para rever a sua lista de tarefas, os projetos em curso, definir prioridades e colocar questões. Isso permite definir expectativas claras para ambas as partes.

5. Programe o seu dia

Nem todas as pessoas conseguem ser eficazes na gestão do seu tempo. Para muitos, a linha entre vida pessoal e profissional torna-se pouco clara quando estão em situação de teletrabalho. Se a sua vida familiar naturalmente implica distrações com tarefas domésticas, tome as medidas possíveis para programar o seu dia de trabalho e minimizar as distrações, mantendo assim a sua produtividade. Tente programar claramente os momentos que vai dedicar a questões pessoais e bloqueie momentos na sua agenda. Nem sempre é fácil, mas é importante tentar.

6. Bloqueie os intervalos (e cumpra-os)

Dentro do seu planeamento diário, certifique-se que está a alocar tempo para intervalos. Sem as distrações que eram habituais no escritório, tais como um colega passar pela sua mesa para fazer uma pergunta ou um convite para um café, as pessoas podem ficar tão concentradas no seu trabalho que perdem a noção do tempo. Se isso costuma acontecer consigo, certifique-se que começa a definir lembretes para fazer uma pausa. A sua produtividade, saúde e bem-estar beneficiarão com estas pausas regulares.

7. Mantenha o contacto

Uma dos maiores entraves a usufruir plenamente de uma boa experiência de teletrabalho pode ser a sensação de solidão ou de falta de contacto com outras pessoas. Num escritório, há muita interação social que ocorre de forma espontânea e que simplesmente deixa de existir quando está a trabalhar remotamente. Portanto, é importante aproveitar todas as oportunidades que puder para entrar em contato com os seus colegas e a sua chefia. Videoconferência, chat ou ferramentas de colaboração online podem ajudar a manter alguma ligação social, a compartilhar ideias, discutir problemas e tomar decisões oportunas.

8. Estabeleça limites com a sua família ou colegas de casa

Se vive com outras pessoas, é normal que surjam algumas situações inesperadas ou até algo embaraçosas, como por exemplo alguém aparecer sem querer na sua videochamada por não se ter apercebido que você estava em reunião. Tente avisar previamente que estará em reuniões importantes e que não pode ter qualquer interrupção, a menos que seja uma emergência. Se tem mais pessoas em sua casa em teletrabalho, procure também definir um espaço de trabalho específico para cada uma, de forma a que não se interrompam mutuamente e para evitar que conversas profissionais e até confidenciais se cruzem numa só divisão da casa.

9. Ruído de fundo

Os escritórios costumam ser locais relativamente barulhentos. Para algumas pessoas isto pode ser problemático e gerar stress, sendo que normalmente têm melhores resultados e maior produtividade a trabalhar em silêncio, na sua casa. No entanto, outras pessoas descobrem que durante uma experiência de teletrabalho sentem falta do ruído de fundo de um escritório. Se você se enquadra na última categoria, ligue o rádio ou coloque uma música suave de fundo. Existem até opções de som que simulam o ruído de um escritório. Procure o que fizer mais sentido para si.

10. Exercício

Trabalhar em casa pode tornar-se uma experiência muito sedentária. Após alguns dias, pode sentir algum cansaço e inquietação devido à falta de exercício e isso tem um impacto negativo no bem-estar mental. Tente fazer um intervalo para dar uma volta rápida na sua rua ou num jardim mais próximo. Pode também tentar aplicar a regra dos 5-55, que envolve passar cinco minutos em cada hora em pé - mesmo que seja apenas para ir à cozinha tomar um copo de água.
 

11. Ultrapasse os momentos de quebra

Todos temos um determinado momento do dia em que a concentração enfraquece e a motivação diminui. Em ambiente de trabalho remoto, não terá nenhum colega com quem possa trocar algumas ideias que ajudem a espairecer e recuperar desses momentos. Tente fazer uma pausa durante essas quebras de produtividade. Por exemplo, se tiver dificuldade em concentrar-se ao início da tarde, dê uma caminhada, faça um café ou faça alguns exercícios noutra divisão da casa. Isto ajuda a regressar ao seu posto de trabalho com a energia renovada e a mentalidade certa para continuar as suas tarefas.
 

12. Desconecte ao final do dia

Tente manter o mesmo horário que faria se estivesse no escritório – partindo do princípio que tinha um horário saudável nessa altura! Da mesma forma que manter uma rotina matinal ajuda a criar o mindset certo para trabalhar, manter os seus hábitos normais ao final do dia ajudará a fazer a transição para a sua vida pessoal. Tente desligar o seu portátil à hora certa e, se possível, evite regressar a esse espaço de trabalho até ao dia seguinte.

 

Por fim, tenha em conta que alguns destes conselhos podem não ser ideais para a sua profissão, estilo de vida ou ambiente familiar. Por isso, mais do que tudo, deve aprender com a sua própria experiência e definir regras e limites que façam sentido para si. Só assim poderá garantir que consegue trabalhar a partir de casa de forma eficaz, produtiva e saudável.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

Planificador de carreira

Planificador de Carreira

 
Preparámos um planificador para ajudar a definir o seu plano pessoal de carreira.

HaysSearchForm Portlet