Blogues

CHEGARAM AS FÉRIAS?

Aproveite para avaliar a sua carreira

A época de férias é o momento ideal para descansar do ritmo e exigências diárias do seu emprego. No entanto, a distância dos assuntos de trabalho proporciona-lhe também uma oportunidade única para reflectir e fazer um balanço da sua carreira.

Se está descontente com o seu percurso profissional e desconfia que está na altura de procurar um novo emprego, estas cinco perguntas podem ajudá-lo/a a decidir.

Seguiu o caminho que queria seguir?

Lembre-se do que desejava para a sua carreira, há cinco ou dez anos atrás. Mesmo que as suas expectativas não fossem as mais realistas, o ideal é ter conseguido encontrar um meio-termo razoável entre aquilo que imaginava, e aquilo que é de facto possível. Está onde deseja estar, ou terá chegado à altura de mudar o seu rumo?

As tardes de Domingo são deprimentes?

Se a simples perspectiva de ir trabalhar na segunda-feira lhe dá vontade de fugir, talvez esteja na altura de procurar novos desafios. Qualquer emprego tem dias menos positivos, mas encarar cada início de semana como um enorme sacrifício é um claro sinal de alerta. Mesmo que não tenha conseguido ainda o emprego da sua vida, procure algo que, pelo menos, não o/a deixe constantemente infeliz.

Pode contar com a sua equipa?

Alguma competitividade é saudável, mas apenas se não prejudicar a performance da equipa e do negócio. Trabalhar num ambiente onde é impossível partilhar responsabilidades, objectivos e sucessos é contraproducente e, muitas vezes, um indicador de que a equipa pode estar prestes a desmoronar.

Quando foi a última vez que elogiaram a sua performance?

Feedback frequente é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional, seja ele positivo ou negativo. Se está a fazer um excelente trabalho e não recebe sequer um elogio ou agradecimento, dificilmente poderá esperar uma promoção nos próximos tempos.

Tem uma vida fora do horário de trabalho?

Uma cultura empresarial que promove longas horas de trabalho e a ausência de vida pessoal pode ter um efeito perverso na sua performance profissional, a médio-prazo. Uma gestão inteligente e equilibrada entre trabalho e lazer é a marca dos profissionais bem sucedidos.

A Hays nas redes sociais

A Hays nas redes sociais

    

HaysSearchForm Portlet

Hays custom site search

Pretende recrutar?

Pretende recrutar?

Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para:

Envie-nos o seu pedido Outros contactos