Este site utiliza cookies. Se continuar, está a dar-nos o seu consentimento; mas pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento neste link.

Banca e Seguros
Aposta na área comercial anuncia crescimento do setor

Guia do Mercado Laboral 2017 - Banca e Seguros.png

Após alguns anos de incerteza que tiveram um impacto profundo no setor, 2016 trouxe um maior dinamismo que permitiu às Instituições Bancárias e Seguradoras apostar na estabilidade das suas estruturas.

Apesar da urgência em algumas contratações, as empresas procuraram definir e preencher as suas necessidades de recrutamento de forma mais planeada e estratégica, tendo em conta as perspetivas de recuperação e crescimento e, no caso das Seguradoras, os desafios aportados pelas várias alteraçõesde regulamentação no setor, tais como o regime Solvência II.
 
Por outro lado, a herança de instabilidade que ainda hoje influencia o setor da Banca contribuiu para que os profissionais se encontrem atualmente mais atentos ao mercado, mas também muito mais ponderados na sua decisão efetiva para uma mudança.
 
A Banca de Retalho, em particular, continua a demonstrar alguns sinais de volatilidade. O contínuo encerramento de agências e a reestruturação interna de algumas empresas continuam a libertar profissionais da área para o mercado de trabalho. Esta instabilidade conduziu a diversas consequências: os profissionais estão mais recetivos a considerar novas propostas de emprego; algumas empresas congelaram o processo de admissão de novos colaboradores; e alguns profissionais procuram, neste momento, redefinir o curso da sua carreira, enveredando por outras áreas de negócio. Verificou-se ainda uma maior aposta na mobilidade interna dos colaboradores, sendo que muitos destes profissionais estão a adquirir um maior leque de conhecimentos e a tornar-se mais polivalentes em termos de funções e competências.

 

Gostaria de saber quais as funções mais procuradas e os salários praticados nesta área?