Este site utiliza cookies. Se continuar, está a dar-nos o seu consentimento; mas pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento neste link.

Return to careers section

Controllers Financeiros & Directores Financeiros

 

 

Muitas das funções seniores no sector das finanças requerem o uso de uma diversidade de competências, incluindo gestão da mudança, estratégia de negócio, gestão e implementação de projecto, parcerias, relações com investidores e mudanças organizacionais.

Actualizado: 03 Dez 2015

A par destas competências, espera-se ainda que sejam levados a cabo os procedimentos financeiros e operacionais tradicionais.

O papel de um director financeiro é a base de uma profissão na área contabilística. Muitas organizações procuram um misto de experiências nos directores, experiências essas que são somente ganhas através do movimento entre organizações.

Um controller financeiro competente que ambicione tornar-se director financeiro nem sempre é o sucessor hierárquico devido, uma vez que essa sucessão depende das competências que desenvolver durante toda a sua carreira profissional. O negócio exige que os directores financeiros sejam agora encarados como general managers e que possuam um grande nível de influência no negócio. Caso seja o director financeiro de uma organização, e não exerce esta influência, reflicta se está a tirar o máximo partido do seu talento.

Para alcançar esta posição, deve conseguir demonstrar fortes competências de controlo financeiro através das suas próprias acções ou da gestão da sua equipa. O controller financeiro é geralmente descrito como o pivot da função financeira, pelo que se requer disciplina e dedicação para a feitura de um reporting acertado e com sentido.

As organizações de maior dimensão possuem profissionais inteiramente dedicados a esta área, enquanto que as organizações mais pequenas contam com um controller/director financeiro responsável por um reporting transversal bem como por uma acção comercial. Pode ser uma constatação óbvia, mas use a sua experiência enquanto controller financeiro para seu benefício, assegurando uma gestão de equipa tão cedo quanto possível na sua carreira, e interaja e exerça influência no negócio através de informação que possa reunir. Assim conseguirá aproximar-se da função de director financeiro.

Enquanto director financeiro, o impacto em termos pessoais perante o board é vital. Esse impacto tem sido trabalho por executivos ao longo da sua carreira, pelo que pode também fazê-lo. Deve ter confiança para desafiar e tenacidade para implementar mudanças. Tendo já trabalhado com vários directores financeiros, consideramos que é possível ter que dizer que ‘não’ mais do que dizer que ‘sim’. Algumas decisões parecerão fáceis de tomar. Mas terão essas decisões impacto a longo prazo privilegiando a geração de negócios que, por sua vez, provem a sua actividade?

Independentemente do modo como ascende na sua carreira, deve demonstrar entusiasmo, energia e paixão por todo o sector de actividade, não apenas o financeiro. Desafie o seu negócio e envolva-se noutras áreas que lhe interessem. Ser-lhe-á atribuído um melhor salário e, mais importante ainda, acabará por apreciar uma variedade de funções que por si só encerram desafios.

|

facebook.jpglinkedin.jpginstagram.jpgtwitter.jpgyoutube.jpg

Sabe como é o dia de um Consultor da Hays?