Este site utiliza cookies. Se continuar, está a dar-nos o seu consentimento; mas pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento neste link.

Return to careers section

ACTUALIZAR O SEU CV

SAIBA QUE INFORMAÇÃO DEVE INCLUIR
 
Actualizado: 04 Mai 2016

Como-preparar-o-seu-cv.jpg

Manter o seu CV actualizado é uma das melhores formas para estar preparado para uma oportunidade de carreira. Ajuda-o igualmente a atingir os seus objectivos profissionais.

Algumas pessoas conseguem falar das suas qualidades detalhadamente, mas outras bloqueiam quando têm que descrever o seu perfil de modo confidencial. Num mercado de trabalho competitivo de hoje em dia, demonstrar confiança é mais importante do que projectar a impressão certa quanto ao seu percurso e às suas aptidões.
 

Primeiros passos


Redigir um CV pode ser avassalador quando se desconhece o que os potenciais empregadores procuram, e especialmente se já não passa por esta experiência há algum tempo. Ler ofertas de emprego e informar-se sobre o tipo de aptidões que as organizações procuram é um bom começo. Se já exerce a mesma função há algum tempo e procura mudar, pode ficar surpreendido com o que é pedido pelos potenciais empregadores.

Quando encontrar uma função à qual pretenda candidatar-se, é importante que adeque o seu CV à oportunidade de emprego em questão. Seja honesto quanto à sua experiência, mas desperte o interesse do potencial empregador utilizando termos semelhantes aos referidos na oferta de emprego e demonstrando como as suas competências são relevantes.
 

Informação fundamental


Seja qual for a estrutura ou o tipo de design que escolha para o seu CV, é importante que constem os seguintes elementos:

  • Nome, endereço e contacto
  • Percurso profissional (função mais recente em primeiro lugar)
  • Qualificações
  • Aptidões relevantes
  • Disponibilidade ou período de pré-aviso
  • Nacionalidade ou detalhes do visto de trabalho
  • Referências (opcional)


É muito importante que indique as empresas onde já trabalhou e um pequeno resumo das responsabilidades e actividades que desempenhou em cada uma delas. Relativamente às funções mais recentes, pode desenvolver mais aprofundadamente esta componente, descrevendo os tipos de projectos em que esteve envolvido. Se for recém-licenciado e não tiver qualquer tipo de experiência profissional, fale das aptidões que desenvolveu durante o seu percurso académico.

Um percurso educacional sólido, qualificações relevantes ou associações em que participa causam também boa impressão no potencial empregador.

Seguidamente, prepare uma lista onde inclui as aptidões essenciais que possam ter interesse, como os conhecimentos informáticos ou o software com que já trabalhou. Referir as competências linguísticas é fundamental hoje em dia.
 

Claro e conciso


No final, aponte brevemente quais os seus interesses e os seus hobbies. O seu CV não deve ter mais do que duas páginas e a sua redacção deve ser feita por tópicos. Explique todas as lacunas, como por exemplo um ano que tirou para se dedicar a outras coisas, uma tarefa temporária que tenha desempenhado, uma viagem de seis meses. Não é necessário incluir referências numa candidatura, mas alerte para o facto de que se encontram disponíveis, se solicitadas.

Verifique a ortografia e a pontuação. Lembre-se que a primeira impressão é fundamental, por isso dedique tanto tempo quanto necessário a analisar o seu CV para garantir que se destaca dos demais.

|

facebook.jpglinkedin.jpginstagram.jpgtwitter.jpgyoutube.jpg

Sabe como é o dia de um Consultor da Hays?