Skip to content
HAYS Recruiting experts worldwide
  1. Sou
    Sou

Hays Global Skills Index 2016

O Hays Global Skills Index, produzido em parceria com o Oxford Economics, analisa as dinâmicas do mercado de trabalho qualificado em 33 países.

Hays Global Skills Index 2016.png
A cada país é atribuída uma pontuação calculada através de uma análise de sete componentes, tais como a flexibilidade do mercado de trabalho ou as pressões salariais em determinados perfis ou sectores altamente qualificados. 

Entre os 33 países analisados, Portugal caracteriza-se pela baixa pressão salarial em funções altamente qualificadas, mas continua a apresentar resultados elevados no que toca ao desajuste de talento, com uma das maiores taxas de desemprego estrutural nos países avaliados. Apesar dos elevados níveis de desemprego, os profissionais disponíveis no mercado de trabalho não possuem as skills, formação ou experiência que os empregadores procuram neste momento.

Ainda assim, a classificação global do mercado de trabalho português melhorou para 5.7, quando no ano anterior se situava nos 5.9

 Hays Global Skills Index - Portugal.png


A Hays apresenta algumas recomendações para ajudar a potenciar o mercado de trabalho mundial:

1. Abordar a questão da migração qualificada, para enfrentar a crescente escassez de competências.
 

2. Implementar planos de formação mais eficazes para garantir que as empresas e negócios estão preparadas para o futuro.
 

3. Combater os baixos níveis de produtividade, através de melhores tecnologias e um maior engagement por parte dos colaboradores.
 

Consulte aqui o Hays Global Skills Index 2016